quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

2012 já teve início




Escrito por Hélio Arakaki

Seg, 03 de Janeiro de 2011 21:42










Enquanto escrevo, assisto a um documentário que vem polarizando a atenção de muita gente no mundo todo. Trata-se da profecia Maia, referente ao ano 2012, em que se prevê um cataclismo atingindo todo o planeta Terra. Como se não bastasse 1914, 1975, 2000 que também foram outros anos das previsões apocalípticas que atemorizaram muita gente.


Como é misterioso este fascínio e atração pela possibilidade de uma catástrofe planetária. Confesso que, quando adolescente, cheguei a comprar o livro As profecias de Nostradamus, e me decepcionei. Não entendi bulhufas das linhas que tratava o livro.


Tudo isto demonstra que podemos ter obtido muitos avanços no campo das ciências e da tecnologia, mas, por outro lado, uma involução no campo da consciência. E que ainda estamos sob forte influência, tal como na Idade Média, de superstições e crenças infundadas.


Por outro lado, a tecnologia também apresenta o seu lado alienador que interfere em nossa consciência. Como se sabe, uma sonda lançada há mais de 33 anos, o Voyager 1, já quase alcança a fronteira do nosso sistema Solar. Está se gastando milhões para desvendar o mistério do Universo em detrimento a exploração do mistério que é o interior do ser humano.


A conseqüência disso é o conflito interior na mente e nos corações humanos que se revela concretamente na miséria, na violência, nas guerras que assolam o planeta todo.


Falharemos no nosso processo evolutivo enquanto vivermos de conjecturas e hipóteses. Necessitamos urgentemente aprender a viver agindo no aqui e agora e parar de esperar pela felicidade ou desgraça.

Por isso, aqueles que desperdiçam o precioso tempo do presente, envoltos na ansiedade esperando por dias melhores, eu os denomino de iludidos.


E vivendo tão sofrivelmente também encontram-se os pessimistas que nem mais a esperança de serem felizes possuem, pois vivem a esperar por dias piores e que, desgraçadamente, acabam atraindo para as suas vidas, são os “apocalípticos”.


Por isso, penso que temer pelo apocalipse pode ser a evidência de um apego excessivo pelas coisas materiais que, como os momentos e a nossa própria existência, um dia se findará.


Concluo, então, que a verdadeira apocalipse já vive quem esqueceu de si mesmo em troca de segurança ou de uma felicidade ilusória obtida apenas através do enriquecimento e da aquisição de coisas materiais.
O Paraíso não está além da vida. Ele também encontra-se no aqui e agora. Tudo depende da nossa percepção e da consciência de valorização da vida, acolhendo os acontecimentos, sejam eles adversos ou favoráveis, e aprendendo com as experiências.
Isto é viver ricamente. Como dizia o caipira, depois de ter passado uns dias na cidade grande, para outro caipira : “o meu primo lá da cidade é tão pobre que a única coisa que tem é dinheiro, e o que só sabe fazer é correr atrás de mais dinheiro".


Acompanhe todos os domingos das 8h às 9h da manhã (horário do MS) o programa “Viva Blink” apresentado por mim na Rádio Blink FM 102.7 ou ouvindo o podcast dos programas gravados no www.blink102.com.br


Fonte: Academia Muryokan – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário