sábado, 5 de fevereiro de 2011

O que é uma egrégora? Veja esta rezenha do Prof. Heron Bittencourt




EGRÉGORA



JANEIRO / 2011

RESENHA DE EGRÉGORA / com POSIÇÃO PESSOAL

www.obreirosdeiraja.com.br / umsul-mato-grossensenaweb.blogspot.com – Ir.’. L. Carlos

Ir.’. Heron Bittencourt – Loja Novo tempo n.º 19


Uma Egrégora representa o conjunto de formas-pensamento de duas ou mais pessoas, voltado para uma determinada finalidade. A Egrégora forma o coração e o espírito de todas as Ordens Iniciáticas e profanas. É ela quem protege e auxilia nos trabalhos.


Segundo as doutrinas que aceitam a sua existência seria um somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.


Para se crer e entender o significado da Egrégora impõe-se primeiramente acreditar na existência do espírito. Neste sentido a Constituição de Anderson em seu 20º Landmark, criado em 1723 por James Anderson – exige do maçom uma crença na vida futura.


Talvez a pergunta mais enfática seja: qual é exatamente a fonte geradora desta energia potencial que anima e mantém uma Egrégora? Como fisicamente isto ocorre?


Nós somos feitos por células, e estas por átomos, moléculas e núcleos e, em sendo assim, somos um condensador de energia; somos um corpo energizado.


Tal qual um gerador ou dínamo, a permanência do eixo girando sempre no mesmo sentido, velocidade e harmonia é garantia da geração da energia elétrica que é o seu resultado.


O trabalho templário regular, constante, harmônico somado aos interesses superiores de seus praticantes é a fonte geradora de um nível vibratório elevado, alimentador constante de uma Egrégora capaz de gerar paz, evolução espiritual e conhecimento aos que dela usufruem.


Egrégora – Fenômeno da Força Incógnita


A maçonaria aceita a presença da Egrégora em suas sessões litúrgicas. A egrégora é uma “entidade” momentânea que subsiste enquanto o grupo está reunido. Para que ela surja é necessária a preparação ambiental, formada pelo som, pelo perfume do incenso e pelas vibrações dos presentes. Estas vibrações devem ser puras.


Quanto mais se repete a ritualística, maior e mais forte é a Egrégora; Quanto mais concentração se coloca nos pensamentos, maior e mais forte é a Egrégora; quanto mais emoção se coloca nesta ritualística, mais forte é a Egrégora. Em algum tempo, este verdadeiro colosso de energia mental, emocional, espiritual adquire “vida própria” e passa a auxiliar a causa para qual aquele grupo trabalha.


É bom notar que não apenas pessoas no Plano Material colaboram com a Egrégora, mas também as Pessoas que estiverem no Plano Astral (é extremamente comum que antigos mestres que já faleceram continuem a participar de reuniões dentro das ordens e instituições que faziam parte).


A Egrégora das Sessões


1- Esotericamente antes dos irmãos adentrarem ao templo, com um único golpe mântrico do bastão no chão mosaico o Irmão Mestre de Cerimônias ordena que os espíritos se elevem, pois os trabalhos logo se iniciarão. Exotericamente com esse golpe mântrico o som se propaga e atinge o cérebro, já intimamente ligado ao significado egregoral que, – disciplina e ordena à mente – a augusta sessão irá começar, o sinal foi dado.


Começa a ser desencadeada nesta hora, quando não por vontade própria, mas por dever anímico, o maçom deverá entrar em um processo de “escaneamento das impurezas profanas”, senão extirpando, pelo menos lutando para cauterizar de seu âmago as amarguras da vida externa.


Daí, temos a importância do sentido de introspecção de que o maçom deve estar imbuído, pois o elo que nos une como se verdadeiros irmãos fôssemos, começará dentro da mística maçônica a se formar. Os comportamentos profanos nesta hora hão de cessar para dar lugar senão ao respeito à cerimônia que se inicia ao menos em respeito à ética maçônica de que todos indistintamente devem observar.


2 - Mas é na abertura da loja, o Irmão Orador, que o fenônemo da Egrégora toma força. É quando acena com a agradabilidade da convivência em união fraterna, e compara com “o óleo precioso sobre a cabeça o qual desce para a barba, a barba de Aarão… é como o orvalho do Hermon que desce sobre os montes de Sião… ali ordena o Senhor sua benção e a vida para sempre…” que o amor fraterno é comparado ao óleo santo de consagração e ao orvalho que umedece Jerusalém dando vida à natureza. Assim deve ser a convivência fraternal, a tudo que permeia e umedece como a fina borrasca de um final de madrugada.

No preciso momento da abertura e no curso da leitura de uma passagem do Livro da Lei conforme o grau em que se abre a loja inicia-se a formação de uma Egrégora mais forte, se entrelaçando com o a espiritualidade. O maçom pode assim se aproximar dos seres superiores e elevados através somente do seu livre arbítrio.


3 - Na leitura do Balaústre, Pranchas e Atos percebe-se que a Egrégora diminui sua intensidade, pode-se explicar pela fato de nesse momento a loja recebe as vibrações externa do mundo profano que não condiz com o que foi formado a partir da abertura da Loja.


É o momento em que a energia negativa e a positiva confrontam-se de forma mais intensa na Loja, a mais forte dominará os trabalho da Loja.


4 - Anunciado pelo V.’.M.’. os trabalhos vão começar e a força da Egrégora manisfesta-se de forma mais intensa até que o assunto seja anunciado e o trabalho apresentado. As egrégoras estão em constante modificação, por força das variações das ideias-força, não possuem um ponto de apoio. Por isso a necessidade da concentração, para que essa egrégora possa permanecer o maior tempo possível ativa, constante e homogênea. Nota-se a força da Egrégora positiva naquele Ir.’. que chega até a dormir durante os trabalhos, o positivo anula o negativo.


5 - Na palavra a Bem da ordem a Egrégora mantem-se na maioria das vezes em estabilidade do que foi até então, poderá se manter fortemente positiva ou negativa, a mentalização e as energia dos Ir.’. devem forçar uma egrégora de harmonia e paz, até para que não se perca o que foi construí do até então, perder a energia psíquica criada no final não é lógico.


6 - Note como seus passos são mais fortes quando do final da sessão você encaminha-se para o Atrío, perceba como é bem diferente de quando você entrou. Esse é o sinal da Egrégora em você, as frases mais comuns são: “ hoje a sessão foi boa”, “ puxa nem vi a hora passar; já são...” são exemplos do funcionamento da Egrégora.


Locais sagrados como as localidades de Aparecida do Norte (Brasil), Lourdes (França) e Fátima (Portugal), têm egrégoras poderosíssimas, formadas pela fé e mentalizações dos devotos, que acumulam as energias psíquicas dos fiéis, e quando alguém consegue canalizar para si as energias psíquicas acumuladas na egrégora provoca o conhecido “milagre”. Os locais possuem egrégoras formadas pelas energias psíquicas de seus frequentadores que as canalizam em seu benefício através da fé.


Conclusões


1. “Aqueles que “nada vêem”, que “nada sentem” e que atuam “mecanicamente” que participam da cerimônia porque a isso foram conclamados pelo Venerável Mestre, devem aceitar o desafio de participação efetiva e espiritual. Então, só assim, hão de se dar conta que maçonaria não é um clube social ou recreativo. ” Todo trabalho e operação são compostos de três partes: a “Abertura dos Trabalhos”, o “Trabalho” e o “Fechamento dos Trabalhos”.


2. A egrégora pode ser associada à consciência do grupo, mas ela é, ao mesmo tempo, algo mais do que isso. Aprendemos que quando dois ou mais se reúnem em um esforço conjunto, é criado algo maior que a soma de seus esforços pessoais. Daí, podemos comparar essa ideia, à ideia de que o Todo é maior do que as partes que o compõem.


3. Também não devemos nos esquecer que a egrégora de nossa Ordem inclui todos os maçons vivos e também aqueles que passaram pela transição e hoje vivem no Oriente Eterno. A egrégora é, portanto o resultado de nosso pensamento criativo nos planos exotérico e esotérico do pensamento.


Entendo pois, que a egrégora é a congregação de várias pessoas voltadas para um pensamento afim, que a egrégora maçônica é formada pelo desejo dos irmãos voltados para o seu semelhante, é o desejo da liberdade, da igualdade e da fraternidade, tríade de sustentação na formação de uma sociedade justa e perfeita.


Um comentário:

  1. S.'.U.'.F.'.Muito bom artigo. Pertenço GOIPE - Recife- PE e por aqui há muita relutância em aceitar a Egrégora por parte de até graus 33. Por aqui há muito do teísmo cristão e se não se cuida os trabalhos se transformam em cultos evangélicos.
    Por incrível que possa parecer visitei esta Loja quando por aí estive em 2007 (morava na Vila Sobrinho, trav. Batovi, 59)
    Estou usando informações deste artigo para "debater" em loja sobre o assunto.
    M.'.T.'.A.'.
    Parabéns!

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