segunda-feira, 16 de julho de 2012

RECORDAÇÕES DO TEMPO QUE PASSOU - Por (*) HUMBERTO PINHO DA SILVA -



             
                            




          Parece ser sina de velhos acordar o tempo que já não é. Lenitivo que purpurina derradeiros raios do Sol que acalentam o declinar da tarde outonal.

         Veredas que todos percorremos, se a Previdência não colhe a vida em flor. Não sou excepção.

          Fecho os olhos e vejo-me – como muitas vezes se vê melhor com eles cerrados! …. - ao doce regaço de minha mãe, na  velha casa de alforge do século XlX , onde nasci, sentado num banquinho de madeira, à sombra de pelargónios, que se entrelaçavam nas grades verdes do terraço.

          Vejo, meu pai, aconselhando-me, e imprimindo ensinamentos, que a juventude menosprezou.

          Vejo-me, sentado na velha carteira da escola, entre garotos travessos; e sinto horrorizado, como outro Santo Agostinho, o temor da palmatória punitiva.

          Vejo-me, de cabeça pendente sobre a longa secretária, tentando reter o que a memória não queria ou não podia alcançar.

          Ouço - como ouço,-  meu pai acicatando-me: "Querer é poder!" Eu queria... mas não podia....  Deste jeito conclui, no meu pensar pueril, que o anexim era de uma crueldade atroz.

          Vejo-me, adolescente, calcorreando velhas e típicas ruas tripeiras, na companhia de amigo inseparável (M5), que o tempo separou.

          Vejo-me, em Bragança, a cumprir o dever à Pátria; e revejo, de olhos orvalhados de gratidão, o primo amigo que  cuidou de mim com amor paternal.

          Vejo-me, enrubescer de pejo, ao inquerirem, diante de companheiros de folguedo : - "Por que não estuda, se tão inteligente é !?" Como iria explicar! …. se passava horas e horas de profunda mágoa e intima tristeza,  por não conseguir acompanhar os condiscípulos!

          Quis Deus ou a bondade dos professores, que chegasse ao ensino médio, hoje superior.

          Mas nem tudo foram lágrimas de aflição. Passei férias encantadoras no viçoso Vale da Vilariça. Conheci gente maravilhosa e amiga, e também duas formosas garotinhas, que alegraram, em terras transmontanas, a minha triste soledade; meninas que encheram, o sofrido coração, de infindas risadas de alegria.

          Agora vivo de saudade, do tempo que passou... e não volta mais... ladeado de livros e  amigos, dos poucos que persistem em o ser.

           Ao observar pálidas e amarelecidas fotos, objectos que foram de meus avós e pais, ao ver  cantarinhas de tosco barro vermelho, ofertadas em tépidas e risonhas tardes de Primava, no vetusto e sempre querido  burgo de Bragança, afloram-me, aos fatigados olhos, dolorosas lágrimas de saudade… E triste, muito triste, compreendo, que o tempo que passou, já não passa mais.

          Avivam-se agora, novamente, reminiscências de outros tempos. Por ditosa magia, tudo se afigura, tudo renasce, como se fosse presente. Animam-se, crescem, ganham vida, e resplandecem cenas tão vivas, tão coloridas, que chego a pensar, que o tempo que passou, ainda é.

          Ouço – como ouço, Deus meu! - a voz dolorosa, como murmúrio longínquo, de minha mãe agonizante; e ainda sinto o terno afago de sua delicada mão, cor de areia….e, arrepiado, como se corrente electrictrizante percorresse-me o corpo, pressinto , remotos e ancestrais medos, que escurentaram  a nem sempre feliz meninice.

          Alegrias, tristezas, amizades, amores…convivem, dentro de mim, num imenso silêncio,  como se nunca deixasse de ser menino. Tudo e todos, conservo com carinho. Tudo e todos, guardo no intimo do meu sofrido coração…




HUMBERTO PINHO DA SILVA   -  Porto, Portugal


Matéria enviada pelo autor por e.mail, para ser publicada – Confira-a no Blog PAZ, clicando aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário