terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nas sociedades não há iguais ou parecidos – o orgulho faz com que as pessoas tentem escapar do nivelamento, formando desigualdades




                                                                 

                                                                                http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexis_de_Tocqueville







“Embora toda a sociedade se esforce para fazer todos os indivíduos iguais e parecidos, o orgulho de cada indivíduo sempre fará com que ele tente escapar do nível comum, e ele formará alguma desigualdade em algum lugar para seu lucro próprio”

“Considere qualquer indivíduo em qualquer período de sua vida, e você sempre o encontrará preocupado com novos planos para aumentar seu conforto. Não fale para ele sobre os interesses e direitos da raça humana; aquele seu pequeno negócio particular absorve todas as suas atenções, e ele espera que os distúrbios públicos possam ser lembrados em alguma outra hora.” (Alexis de Tocqueville)

Fonte:

Andrade, João – De Maquiavel a FHC: Antologia de frases sobre o poder. – São Paulo: Negócio Editora, 1998.


Leitura recomendada:

Tocqueville, Alexis de, 1805-1859.
A democracia na América : sentimentos e opiniões : de uma profusão de sentimentos e opiniões que o estado social democrático fez nascer entre os americanos / Alexis de Tocqueville ; tradução Eduardo Brandão. - São Paulo : Martins Fontes, 2004. - (Paidéia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário