quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ah, você tem este livro! Empresta?! Por Jamil Salloum Jr.


 
 
 
 
 
 
Ela entra minha casa e logo os vê. É uma das primeiras coisas que enxerga.

- Ah, posso dar uma olhadinha?

Um leve tremor perpassa meu ser.
- Claro, fique à vontade! 

Ela, a visita, se precipita, então, para a estante dos livros. Prevejo a catástrofe.

- Ah, você tem este livro! Empresta?!

Impacto. O mundo gira, aperto as mãos nervosamente, sapateio de leve. Uma imagem de ciclone de livros me envolve, guinchando por socorro.
 
Não sei o que fazer. Egoísmo ou altruísmo, eis a questão.
- Claro, pode levar e não se preocupe!

Ela leva o livro. Eu o vejo ir. E ele não volta. Nunca.

------ . ------
Face à desditosa experiência supra, tantas vezes vivida, e que ceifou parte da minha biblioteca (sempre fui mão aberta), elaborei algumas contramedidas que podem ser aplicadas, e ainda em estudo.


a) Registrar nome, endereço, telefone e-mail do solicitante, mais título da obra (já tentado e ineficiente. Indeferido.)


b) Inverter todos os livros na estante, deixando o refilo (miolo) à mostra, ao invés da lombada. Teoria: não se visualizando os títulos, diminui-se a curiosidade. (em teste)


c) Acrescentar em cada livro um chip rastreador, com a propriedade de desferir à distância descargas elétricas punitivas no leitor, como castigo para não-devolução. (interessante)


d) Dispor a biblioteca em um bunker secreto no subsolo, com entrada mediante leitura ótica de retina. (a ser considerado)



e) Não emprestar. (simplesmente não consigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário