sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AS ESTRELAS BRILHAM À NOITE...MAS TAMBÉM MUDAM DE LUGAR



Dra. Nildes Prieto








Luiz Carlos Nogueira









Era uma vez uma estrela que habitava a constelação chamada Prietos, localizada em cima da  cidade de Campo Grande MS (região centro-oeste do Brasil),  esta, a  -20º  26’  e 34”  de latitude  S e -54º  38’  e 47” de longitude W.


Essa estrela brilhava intensamente junto com uma mais antiga, e outras três muito mais novas.  Dessa pequena constelação, emanava uma luz, que iluminava uma comunidade de pessoas carentes de meios para terem suas próprias luzes, pois até o combustível para tal, lhes faltava.


Mas a iluminação que vinha da Constelação Prietos, não obstante a necessidade dos seus componentes despenderem muita energia, proporcionava condições à comunidade, para encontrar os caminhos que se lhes abriam e devolviam o sorriso. Ela a estrela desta história, era a mãe e companheira amorosa que dinamizava a Constelação. Seus movimentos, além de tudo, eram cheios de poesias que faziam vibrar a estrela mais antiga (Marcos) e encantar as mais novas (Lucas, Lara e Lígia).


Por isso é que ela costumava dizer que “As Estrelas Brilham à Noite”, pois era nas noites que se reuniam.


Certo dia a Estrela desta História, começou a se sentir muito cansada. Eram sinais de que estava adoecendo. Pois é, pode parecer incrível, mas as estrelas também adoecem. Ela já não estava conseguindo mais, mover-se como antes, na sua trajetória celestial que refletia aqui na Terra.


As outras estrelas da Constelação tentaram lhe ajudar, mas não podiam transferir-lhe suas energias embora quisessem. Rezavam, rezavam, rezavam. Pois é, as estrelas também rezam, aliás, com muito mais fervor, porque sabem que foram feitas mais próximas de Deus.


Mas a Estrela desta História entendeu, por fim, que sua missão de iluminar neste pedaço de mundo, já havia se completado. Ela teria que se mudar de lugar no céu, para começar uma nova missão.


E assim ela fez no dia 19/09/2013 do nosso ano terrestre, depois de se despedir das outras estrelas, partindo para uma nova constelação celestial, onde certamente irá haurir novas energias, para cumprir os desígnios da sua existência, já que tudo existe na eternidade de Deus.

As outras estrela que aqui ficaram, foram forjadas numa dimensão espiritual da criação, portanto têm condições de continuarem na mesma missão que abraçaram, se quiserem.


Essa estrela tinha um nome terrestre. Foi uma estrela amiga chamada Nildes Tristão Prieto. Acho que nalguma outra noite estrelada, veremos a nossa estrela amiga, cintilando novamente na amplidão. E nós vamos reconhecê-la pelo seu brilho.


Nildes Maria das Graças Tristão Prieto, nascida em Maringá (PR), em 01 de outubro de 1956, passou pela transição em 19 de setembro de 2013. Era cirurgiã-dentista, especialista em odontopediatria e também em ortodontia e ortopedia facial. Foi escritora, poeta, declamadora formada em declamação pelo Curso Maria Sabina, em Campo Grande (MS); e membro da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul - UBE (MS).



As arrecadações com as vendas dos seus livros, foram destinadas às oficinas culturais da Associação Espírita Maria de Magdala, onde ela e seu marido Marcos Prieto (também cirurgião-dentista com várias especialidade), davam assistência dentária às pessoas carentes.

Dr. Marcos Prieto

2 comentários:

  1. Não há o que comentar diante de tão sábias palavras, pai!! Com certeza a Nildes, recebeu esse carinho e sabe o quanto era querida por todos. Aos familiares os nossos sinceros sentimentos. Que Deus abençoe a todos.
    Abraços fraternos!!
    Giovana

    ResponderExcluir
  2. Lindo e digno exemplo de vida. Vai deixar muitas saudades. Que siga em paz.
    Maria Angela Mirault

    ResponderExcluir