quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jesus teve 12 discípulos e mais de 70 apóstolos? Por que e para quê? O que dizem os Evangelhos?

Por Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com


Primeiro vamos verificar se existe diferença entre discípulo e apóstolo.


discípulos


Segundo o Dicionário Caldas Aulete, discípulo e: 1 Indivíduo que recebe ensinamentos ou segue as ideias de um mestre; 2 Aquele que aprende, que estuda (qualquer disciplina); ALUNO; 3 Rel. Segundo os Evangelhos, cada um dos seguidores próximos de Jesus, a quem transmitiu seus ensinamentos; Aprendiz; Aluno. 4 Seguidor e continuador do trabalho de alguém; Epígono.: discípulos de Kant ; 5 Seguidor de um ideal, de uma filosofia, de uma virtude: discípulos da fé.


Então discípulo é aquele que aprende com um mestre, ou o que segue os princípios desse mestre, como por exemplo os discípulos de Moisés (Jo 9.28), ou de João Batista (Mt 9.14), ou de Jesus (Mt 22.16) - mas de um modo mais exato se dá a qualidade de discípulo, àquele que segue um mestre.


apóstolo


Pela definição do Dicionário Caldas Aulete, apóstolo é: 1 Rel. Cada um dos doze discípulos de Jesus. 2 Pioneiro na difusão da fé cristã em uma região; Catequizador; Evangelizador. 3 P.ext. Rel. Missionário abnegadamente dedicado à catequização, à evangelização. 4 Fig. Defensor e divulgador de uma instituição, de uma ideologia, de um sistema de crenças etc.: apóstolo da democracia


Apóstolo também significa um ‘mensageiro’ especial: literalmente significa ‘enviado’, que sugere a ideia de que esse mensageiro representa a pessoa que o envia para alguma missão, como um procurador, delegado, embaixador, ou algo desse tipo. Por exemplo, no Novo Testamento, nos Evangelhos de S. Lucas ele fala que o nome apóstolos foi dado aos doze por Jesus (6.13) aos seus missionários, e em mais quatro outras oportunidades, Lucas emprega essa designação a respeito dos discípulos (9.10, 17.5, 22.14, 24.10).


Em cada um dos outros Evangelhos a designação de Apóstolo aparece apenas uma vez (Mt 10.2 - Mc 6.30 - Jo 13.16).


Nos Atos e Epístolas, como as escritas por S. Paulo, a palavra Apóstolo é mencionada mais vezes. E isso tem uma razão de ser porque Jesus chamou alguns ‘discípulos’ para acompanhá-lo e viverem com ele, para que fossem aprendendo bem os Evangelhos, e assim pudessem ser enviados por toda parte como seus representantes.


Assim é que as ideias essenciais do apostolado devem ser compreendidas em todas as relações do Mestre Jesus com os doze eleitos, embora a designação de apostolado seja mais apropriada aos casos em que os discípulos são enviados para uma missão a qualquer ponto, seja para tratar de serviços temporais enquanto Jesus estava vivo, como também para sustentar a obra evangélica depois da Sua morte.


Assim definidos as designações, atentemos para colher do Novo Testamento, as informações de que Jesus teve 12 discípulos e mais de 70 apóstolos, conforme está escrito em:


Atos dos Apóstolos


“1:15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos discípulos, (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas), e disse:”


Lucas


“9:1 Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças;”


“9:2 e enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas,”


“9:6 Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.”


“10.1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.”


E outro fato que chama a atenção é que Jesus mandou seus apóstolos se armarem de espadas, conforme está dito em Lucas:


“22.36 Disse-lhes pois: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a”.


Em Mateus temos a explicação?


“10.34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.”


Ora, não estava óbvio que Jesus tinha consciência de sua missão o tornaria impopular para as autoridades? Ele sabia que os Romanos e Judeus, o poderoso Conselho do Sinédrio e os demais líderes legais o perseguiriam. Portanto, para a missão que se propunha tinha de dispor de muitos seguidores dispostos a serem os “pescadores de homens” (Mt. 4.19), não obstante todas as agruras e todos os perigos.


“Mt. 10.22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo”


Observação: Este artigo não tem nenhum objetivo religioso – trata-se apenas de uma curiosidade.

3 comentários:

  1. Sr Nogueira muito boa sua explicação, perfeitas as colocações. Venha nos conhecer, não somos uma religião, mas queremos ser discípulos de Cristo. Assista em casa pela internet nosso culto por este site, todos os domingos as 10:30h o Sr vai se surpreender. Fica com Deus e grande abraço.
    https://icisaopaulo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa explicação. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Por quantas fazes Jesus enviou os aposttolos e quantos eram no seu todo?

    ResponderExcluir