segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

AOS MESTRES COM CARINHO





 











                                               







"MENSAGEM DA CRIANÇA"

                                                                                  
"DIZES QUE SOU O FUTURO,
                                                         Não me desampares no presente.
DIZES QUE SOU A ESPERANÇA DA PAZ,
Não me induzas à guerra.
DIZES QUE SOU A PROMESSA DO BEM,
Não me confies ao mal.
DIZES QUE SOU A LUZ DE TEUS OLHOS,
Não me abandones às trevas.
NÃO ESPERO SOMENTE O TEU PÃO,
Dá-me luz e entendimento.
NÃO DESEJO TÃO SÓ A FESTA DE TEU CARINHO
Suplico-te amor com que me eduques.
NÃO TE ROGO APENAS BRINQUEDOS,
Peço-te bons exemplos e palavras.
NÃO SOU SIMPLES ORNAMENTO DE TEU
CAMINHO,
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.
Ensina-me o trabalho e a humildade,
o devotamento e o perdão.
                                                                             
                                                                                          
                          


Para este agradecimento, não conseguimos utilizar outro título, senão furtando de certa forma, o de um filme estrelado pelo ator Sidney Poitier, “Ao mestre com carinho”, que é muito emocionante e carrega em si uma mensagem de amor e convida-nos a sairmos das trevas para a luz.

Todavia colocamo-lo no plural, porque não se trata, no caso, de apenas um mestre, mas de todos eles do Colégio Nova Geração, tão bem e excelentemente coordenado e assistido pelas dedicadas profissionais Kátia Regina Duarte Rodrigues (Coordenadora Pedagógica) e Bruna Pansani Miotto (Orientadora Educacional).

Entregou-nos a vida, um pequeno ser para que lhe guiássemos no caminho do aprendizado, da cultura, para que seu caráter fosse moldado na espiritualidade, na honradez e respeito para com todos os seres da Mãe Terra.

Como coadjuvantes nesta empreitada, em feliz momento, elegemos esse Colégio, para que nele, o nosso amado infante pudesse caminhar na busca do saber, guiado pelos seus desvelados preceptores.

Pois bem, ao chegar ao término do ensino médio, o nosso menino agora homem, pôde receber o reconhecimento de que se encontra apto a encetar novos rumos que o destino lhe reserva.

Fizemos o que nos cabia fazer como pais, acompanhando o nosso filho passo a passo, tanto dentro como fora da Escola.

Mas isto só não era suficiente, precisávamos contar com o apoio dos profissionais desse Estabelecimento de Ensino. — E não ficamos sós. Inúmeras vezes procuramos os coordenadores e os mestres, que pacientemente nos estenderam as mãos, dando-nos uma palavra de fé e de encorajamento para que pudéssemos cumprir também a nossa missão como pais.

Por essas coisas é que somos pessoas que não conseguem compreender aqueles que não conseguem enxergar a importância dos professores e da educação. Que não conseguem se tornar parceiros nesse mister de formar cidadãos úteis ao seu país.

Por isso, acreditamos que “FORA DA EDUCAÇÃO, NÃO HÁ SALVAÇÃO”. Um país só pode tornar-se próspero e um bom lugar para se viver, pela educação do seu povo. Do contrário é assustador ver o descaso dos detentores do poder, com vistas à educação, porque sem ela poderão contar com uma massa manipulável, semelhante a animais domésticos, já que não foram ensinados a pensar.

Para não nos tornarmos por demais extensos, deixamos aqui nossos imorredouros agradecimentos, inclusive aos Diretores e funcionários, de aprimorada vocação para as necessidades do ensino e da educação.


Campo Grande,MS, 11 de janeiro de 2013


Luiz Carlos Nogueira/ Marta Barreto Nogueira

Um comentário:

  1. Pai, me sinto feliz e também honrada em ler suas palavras. Como sempre, o senhor é sábio no que diz e escreve.

    Realmente ser educador no nosso país ainda é um sacerdócio, como dizia meu velho e querido professor, Padre Luiz Feracini.

    Posso dizer que, ao escolher esse caminho, já tinha internamente a certeza de que poderia também fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e de famílias inteiras. Sei também que não é nada fácil o nosso trabalho, mas também não gosto de dizer que é árduo, pois amo o que faço e me preparei e preparo para isso todos os dias. Gosto sim, de dizer que é um trabalho “custoso”, como dizem os meus amigos goianos (risos).

    Bem, posso muito bem imaginar como a Cátia e a Bruna estão se sentindo ao ler tudo isso, afinal, também são poucos os pais que reconhecem verdadeiramente o que fazemos por seus filhos, ou mesmo que acreditam no trabalho do educador. Agradeço em nome das duas, pai, pois é muito gostoso e gratificante esse reconhecimento.

    Eu também já fiz parte do corpo docente dessa instituição, em 1991, quando começava minha carreira. A escola era bem pequena e eu dava aulas de inglês para a 4ª série. Nem sei se a Rose e a Rosália se lembram de mim, mas tenho uma foto com o uniforme da escola, ainda Faz de Conta, dormindo abraçada ao Marcelo, bebê, após um dia de trabalho.

    Durante minha trajetória em Goiânia, tive a oportunidade de trabalhar em uma instituição também muito conceituada, com uma equipe maravilhosa. Quando visitei a Nova Geração, tive a certeza que nosso “pequeno” estava em boas mãos. Voltei pra Goiânia tranquila com a escolha de vocês. Eu nunca o tinha visto tão feliz numa escola. Vi que realmente se sentia importante e querido lá. No dia da formatura, colação de grau, tive a certeza de que a escolha não poderia ter sido outra. Fiquei orgulhosa em assistir a emoção que tomou conta de todos no auditório lotado da Câmara. Me senti muito à vontade naquele momento. Eu vivo isso na minha vida e assistir o resultado de outros colegas, de outras instituições, me enche de esperança num mundo melhor. Ouvir cada “mestre” falando, alunos vibrando, pais se emocionando, funcionários felizes, uma equipe unida em nome de um só trabalho!! Puxa, fiquei orgulhosa em retornar para nossa cidade e saber que o “Faz de Conta” se tornou uma realidade tão próxima e necessária em nossas vidas. Foi incrível a minha vontade de estar lá em cima, com todos, compartilhando!! O baile então...nossa! À altura de uma formatura de Ensino Superior, quanta organização!! Quanta beleza e como as famílias estavam felizes!

    Quero dizer às meninas que sei bem como elas se sentem e se orgulham do que fazem.

    Parabéns à equipe e felicidades a todos os educadores do nosso país, do nosso estado!

    Giovana Scavassa
    19/01/2013

    ResponderExcluir