sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AGRICULTURA BIODINÂMICA — A SEMENTE DA PERMACULTURA



Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com




MOVIMENTO BIODINÂMICO - AGRICULTURA BIODINÂMICA



Foi durante o Congresso de Pentecostes, em 1924, no castelo Koberwitz, perto de Wroclaw/Breslau, onde hoje está localizada a prefeitura de Kobierzyce, Polônia, que Rudolf Steiner (18611925), fundador da Antroposofia lançou a idéia para o Movimento Biodinâmico, através de palestras proferidas para os agricultores.


A Agricultura Biodinâmica tendo suas raízes na Antroposofia, promove a renovação do manejo agrícola com vistas à produção de alimentos saudáveis para o ser humano sem a degradação do meio ambiente.


O objetivo desse Movimento é restabelecer uma agricultura com a sua força original que se perdeu com a industrialização voltada apenas à monocultura, assim como pela exploração dos produtos de origem animal, colocando esses seres fora do seu habitat natural.


Portanto, o ponto fundamental da Agricultura Biodinâmica visa o bem-estar do ser humano em perfeito equilíbrio com a Natureza, aprendendo a conhecê-la a partir do seu sentimento espiritual, para vencer a visão materialista com que foi contaminado pelas idéias mercantilistas e industriais. Essa provocação para um despertamento consciencial, busca também refletir as relações interpessoais, espiritual e ética, que permitirá a convivência harmônica com a Mãe Natureza, com a terra (solo), com os animais e plantas, que compõem um todo necessário para subsistência do Planeta Terra.


A idéia é de que o ser humano precisa transformar suas terras (fazendas, chácaras ou sítios), num organismo que seja capaz, por si mesmo, de produzir sua renovação, pelo plantio diversificado, porém integrando todos os elementos agrícolas num mesmo ambiente, tais como as culturas da sua horta, do seu campo e pastagens, as fruticulturas, assim como as outras culturas permanentes e até as nativas, mantendo as sebes e os capões de matas, para assegurar a vida dos seus mananciais hídricos, das suas várzeas, para que possam assegurar permanentemente a fertilidade do solo, trazendo a saúde para as plantas, animais e ao próprio ser humano.


É por isso que na Agricultura Biodinamica não são usados pesticidas sintéticos, herbicidas e hormônios de crescimento, adubos nitrogenados minerais, etc, pois, para melhorar os cultivares e as raças não se pode admitir as técnicas transgênicas. A produção de ração para os animais dos sítios, deve ser providenciada nos próprios sítios, observando sempre que essa população deve guardar relação entre a capacidade natural e o espaço que ocupam.


PERMACULTURA (texto transcrito da Wikipédia – clique aqui para conferir.


Assim não é difícil concluir que o que hoje chamamos de Permacultura, tem suas raízes, como já disse, nas idéias de Steiner.


Eis do texto da Wikipédia:


“A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.


Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.


Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. E, neste ponto encontra paralelos com a Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas de Masanabu Fukuoka por todo o mundo, chegaram as mãos dos senhores fundadores da permacultura e foram por eles desenvolvidas.


Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.


Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.


A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos - um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, envolvendo-se cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de nossas vidas referentes a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis.


Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário