segunda-feira, 18 de julho de 2011

Guerra Contra as Drogas - MACONHA

MACONHA – É UMA PLANTA FÊMEA DA

CANNABIS SATIVA LINEU:


SUBSTÂNCIA ALUCINÓGENA


THC (TetraHidroCanabinol – Princípio Ativo)

Pés de Maconha sendo destruídos pela Polícia Federal na região da fronteira com o Paraguai. No detalhe, maconha prensada pronta para ser consumida.


MACONHA: É conhecida há milhares de anos como medicamento e intoxicante, foi amplamente utilizada, no século XIX, como analgésico, anticonvulsivo e hipnótico. Recentemente se desenvolveu um interesse em seu uso no tratamento do glaucoma e de náuseas produzidas pela quimioterapia para o câncer.

É geralmente usada em forma de cigarro (baseado) ou cachimbo, pois quando a mesma é queimada o principio ativo tetrahidrocanabinol (THC) torna-se mais potente. Pode ser mascada e também usada em forma sintética para as experiências nos tratamentos de doenças já mencionadas anteriormente. Existem as plantas machos (com cinco pontas nas folhas) e fêmeas (com sete ou nove pontas), mas só as fêmeas são fumadas.

É a droga mais consumida por estudantes; fumada como cigarro, inicialmente indo para o sistema respiratório, daí a distribuição para outros órgãos através da corrente sangüínea. Quando associada ao álcool, ela tem uma potencialização de ação. Seus efeitos podem ser sentidos poucos minutos após o uso e pode durar, dependendo do organismo, até 6 horas.

A planta do cânhamo, a Cannabis Sativa, foi classificada em 1753 por Carl Von Linne, daí o seu designativo Cannabis Sativa Lineu, que é o seu nome científico.



A proibição da maconha não é uma prática generalizada. Em alguns países islâmicos, por exemplo, a erva tem o seu consumo permitido, já que o Corão não a proíbe, ao contrário do álcool que é considerado fora da lei.


Maconha é o nome dado aqui no Brasil, mas ela também é conhecida como baseado, bequi, charão, vela, erva, fininho, pacau, marijuana, ganja e bangh.


Pés de maconha sendo destruídos pela
Polícia Federal na região de fronteira




Ela é uma planta que atualmente é cultivada clandestinamente no Paraguai, e em alguns estados brasileiros.


Depois de cultivada, ela é colhida e prensada, para ser transportada e distribuída aos pontos consumidores. Nas bocas de fumo, ela é enrolada e são feitos os cigarrinhos que são vendidos para os usuários (conforme as fotos ao lado).


O THC (tetrahidrocanabinol) é uma substância química fabricada pela própria maconha, sendo o principal responsável pelos efeitos desta. Assim, dependendo da quantidade de THC presente (o que pode variar de acordo com solo, clima, estação do ano, época da colheita, tempo decorrido entre a colheita e o uso), a maconha pode ter potência diferente, isto é, produzir mais ou menos efeitos. Essa variação nos efeitos depende também da própria pessoa que fuma a planta; ninguém é igual a ninguém. Assim, a dose de maconha insuficiente para um pode produzir efeito nítido em outro e até forte intoxicação em um terceiro.



NA EUROPA E NO NORTE DA ÁFRICA a CANNABIS SATIVA LINEU é também cultivada em ambientes fechados dando origem a outros tipos de maconha.


Entre estes o SKUNK e a SIMSEMILLA que são variações genéticas da planta da maconha que crescem mais rapidamente e são cultivadas em estufas. Quando isso ocorre, o THC chega a ser até sete vezes mais forte do que a maconha comum.


OS MAIORES PRODUTORES DE MACONHA NO BRASIL


A maconha é a droga ilegal mais consumida no mundo. Em 1998, o Brasil passou de importador para exportador de maconha, pois muitos estados brasileiros passaram a plantá-la de forma ilegal, com isso, ela passou a ser um dos produtos da economia de algumas cidades localizadas nestas regiões.


No Brasil são vários os Estados que produzem maconha. Na região Nordeste, nós temos os Estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe que são os maiores produtores de maconha do país. Na região Norte, ela também é plantada nos Estados do Pará e Amazonas. Ela também é produzida nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, na região fronteiriça com o Paraguai, sendo que a maior quantidade é procedente do Paraguai. Os traficantes utilizam principalmente o sertão nordestino e as terras desapropriadas pelo governo para plantarem ilegalmente a maconha.


MACONHA E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO


O grande problema da maconha é que ela é a porta de entrada para outras drogas mais fortes; muitos pensam que, por ser uma droga natural, não faz mal; mas estão enganados, pois ela pode prejudicar todo o organismo, ela afeta:

O SISTEMA RESPIRATÓRIO: Prejudicando os pulmões, diminuindo sua capacidade imunológica, tendo o viciado facilidade em adquirir doenças pulmonares, pois a substância que existe na fumaça da maconha são irritantes para a mucosa pulmonar; geralmente o dependente tem problemas de sinusite, laringite, inflamações nos brônquios e traquéia, causando dor de garganta e tosse crônica.

PRESSÃO CARDÍACA: Aumenta o trabalho do coração; o quadro que ocorre assemelha-se com uma pessoa com STRESS, o coração necessita de oxigênio e a fumaça da maconha faz chegar pouco oxigênio no coração, com isso, não chega quase nada de oxigênio no restante do corpo.

SISTEMA NERVOSO: Ataca os neurotransmissores de acetilcolina, que é o mensageiro químico que transmite informações de uma célula nervosa para outra; provoca ansiedade, confusões mentais e pode levar a psicoses incuráveis:

A MACONHA É UMA DROGA DESMOTIVANTE, diminui acentuadamente a vontade de estudar, de trabalhar, de relacionar-se com a família, bem como aumenta o desinteresse por tudo.



Como qualquer outra droga, seus efeitos vão depender da quantidade usada. Algumas pessoas, ao usarem maconha, sentem-se relaxadas, falam bastante, riem à toa. Outras sentem-se ansiosas, amedrontadas e confusas. A mesma pessoa pode, de um uso para o outro, experimentar vários tipos de efeitos.


Em doses menores, os sentidos e a percepção ficam alterados. As pessoas podem relatar que as músicas ficam mais bonitas, as cores mais vivas, o cheiro, o gosto e o tato mais aguçados. A percepção de tempo e de espaço também fica alterada. Todas essas sensações podem ser prazerosas para algumas pessoas e desagradáveis para outras.


Em doses maiores, a pessoa pode experimentar várias sensações desagradáveis, tais como: confusão mental, paranóia, pânico, alucinações e ainda pode provocar o câncer.

O usuário quando está começando o seu vício, ele fuma a maconha, a fumaça vai direto para o cérebro, com isso, excita os neurônios e com essa excitação o usuário acha que ficou mais inteligente e mais esperto, o que na realidade não é verdade. Com o tempo de uso, a fumaça que vai para o cérebro, em vez de excitar os neurônios, passa a destruí-los. Com isso, a pessoa pode passar a perder a memória e a capacidade de raciocínio.
Pessoas que usam maconha, por muitos anos, tem dificuldade de parar de usá-la. O usuário pode desenvolver dependência, isto é, a maconha torna-se tão importante na sua vida, que ele passa a organizá-la de maneira a facilitar seu uso, sentindo ansiedade quando não a tem disponível.

Se você está desconfiado que algum conhecido seu, está fumando maconha, é só pedir para ele cuspir; e verificar se seus olhos estão vermelhos, pois além de todos os efeitos negativos à saúde, que a maconha proporciona, ela faz com que a pessoa fique também com a boca seca e não consiga cuspir.

Agora se alguém diz: “eu já fumei maconha e não senti nada disso”, esse alguém não sentiu, porque no lugar de maconha, deve ter fumado esterco de vaca, pensando ser maconha; pois como o traficante só quer ganhar dinheiro, ele mistura não só esterco de vaca, mas qualquer produto que pareça com a droga. Ex: maconha com esterco de vaca, Haxixe com esterco de cabrito, cocaína com qualquer pó branco, etc.

Nesta ilustração ao lado, nós temos um pouco de maconha e um pouco de esterco de vaca, praticamente não dá para distinguir a diferença.


Como a maconha é apreendida?

R: Em formas de tijolos, acondicionadas em bolsas, malas, escondidas nas partes laterais das carrocerias dos veículos, ou embaixo de mercadorias, ou em mudanças. Utilizam também ônibus interestaduais e caminhões, que transportam frutas, cereais, gado, carvão e madeiras.

Nesta ilustração abaixo, você vai ver como funciona o tráfico de maconha, de acordo com o relatório anual do Departamento de Polícia Federal.



A maior parte da maconha consumida no Brasil é produzida no Paraguai.


Ela entra no país de várias formas. Entre as mais comuns, nós temos: de carro, de ônibus e de caminhão.


25% das pessoas presas, tentam entrar de carro com a maconha, o que corresponde a 10% da droga apreendida.


05% das pessoas presas, tentam entrar de caminhão com a maconha, o que corresponde a 85% da droga apreendida.


70% das pessoas presas, tentam entrar de ônibus com a maconha, o que corresponde a 05% da droga apreendida.

Fonte: Guerra Contra as Drogas – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário