quarta-feira, 29 de junho de 2011

Olímpia será palco do lançamento de quatro selos postais retratando as Lendas do Folclore


Minifolha-de-selos_Lendas-do-Folclore-Brasileiro_Curupira_Boto_Mãe-do-ouro_Mula-sem-cabeçaA Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lança do dia 23 de julho, durante a abertura do 47º Festival do Folclore, em Olímpia, uma minifolha com quatro selos e uma quadra de selos (de emissão especial) retratando as Lendas do Folclore Brasileiro.



Os personagens foram dispostos pelo artista em quatro selos, formando uma quadra. Na elaboração dos selos, o artista Jô Oliveira utilizou a técnica de desenho.


A iniciativa é do vereador Luiz Salata (PP), líder do governo, com apoio do prefeito Geninho Zuliani (DEM), através de requerimento aprovado em fevereiro deste ano.


No canto superior esquerdo, a imagem do Curupira montado num porco do mato, assustando um possível agente do desmatamento, representado por um homem e uma serra elétrica que derruba a árvore. No canto superior direito, a Mãe-do-Ouro emerge das águas com uma bola de fogo nas mãos, sintetizando a inspiração para um garimpeiro.


No canto inferior esquerdo, as figuras do Boto e de uma jovem gestante, alude à lenda da sedução de mulheres por um homem desconhecido.


Quadra-de-selos_Lendas-do-Folclore-Brasileiro_Curupira_Boto_Mãe-do-ouro_Mula-sem-cabeça


No canto inferior direito, a Mula-sem-cabeça, que teria sido uma mulher, amante de um padre, este representado dentro da imagem de uma igreja. Como imagem de fundo, a natureza, onde predomina o verde simbolizando a mata com muitas plantas, frutos e animais; o rio isola os personagens como uma ilha de difícil acesso, reportando ao imaginário.


A quadra de selos também está disposta em uma minifolha, que divulga, no canto superior direito, a logomarca da Exposição Filatélica Brasileira – BRAPEX 2011, que acontece no período de 3 a 9 de outubro no Centro Cultural dos Correios, em Recife (PE).


Fonte: Blog do Concon – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário